Atividade 1 – Ponto de partida – Etapa de sensibilização.
·         Leitura do livro: Um dia desses – Ana Maria Machado. (A personagem do livro, João, é um menino muito curioso, sempre questionava a sua mãe sobre os dias da semana, sua mãe explica, mas, ele não entende, até que ele vai à escola e é convidado a vivenciar os problemas e entender os dias da semana);
·         Construir um calendário ampliado para contagem do dia através de pintura e registro dos animais que a personagem do livro encontrou pelo caminho;
·         Em roda de conversa, descobrir o que os alunos sabem sobre o calendário e suas funções;
·         Observar com eles a quantidades de dias do mês e da quantidade de meses do ano;
·         Com auxílio da reta numérica, observar os meses que tem 30 e 31 dias, observar também o mês de fevereiro e descobrir o que ele tem de diferente;
·         Problematização: Para que serve o calendário? Como será que ele é formado? ;
·         Levantamento de hipóteses a partir da problematização.
Essa atividade dará subsídios para a construção de conhecimentos prévios para a atividade de investigação, sobre o dia e a noite.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas