Atividade
1 – Ponto de partida – Etapa de sensibilização.
·
Leitura do livro: Um dia desses – Ana Maria
Machado. (A personagem do livro, João, é um menino muito curioso, sempre
questionava a sua mãe sobre os dias da semana, sua mãe explica, mas, ele não
entende, até que ele vai à escola e é convidado a vivenciar os problemas e
entender os dias da semana);
·
Construir um calendário ampliado para
contagem do dia através de pintura e registro dos animais que a personagem do
livro encontrou pelo caminho;
·
Em roda de conversa, descobrir o que os
alunos sabem sobre o calendário e suas funções;
·
Observar com eles a quantidades de dias do
mês e da quantidade de meses do ano;
·
Com auxílio da reta numérica, observar os
meses que tem 30 e 31 dias, observar também o mês de fevereiro e descobrir o
que ele tem de diferente;
·
Problematização: Para que serve o calendário?
Como será que ele é formado? ;
·
Levantamento de hipóteses a partir da
problematização.
Essa atividade dará subsídios para a construção de
conhecimentos prévios para a atividade de investigação, sobre o dia e a noite.
Excelente trabalho. Parabéns professora pela dedicação e criatividade.
ResponderExcluirgratidão!!!
Excluir